09/02/2023 às 15:04:38

O luto e os animais de estimação: entenda como ajudar o animal durante o processo

Você sabia que o luto não é um sentimento que apenas os humanos sentem? Quando os animais de estimação perdem um ente querido, ou até mesmo um semelhante, eles também sofrem. Em alguns casos, os bichinhos são tão ligados a quem faleceu, que acabam falecendo pouco tempo depois. Por isso, vamos te explicar melhor como funciona o luto de um animal e como você pode ajudá-lo durante o processo.


Algumas pessoas dizem que os animais podem “prever” a morte de alguém ou de um animal, mas isso não é verdade. Apesar de serem sensíveis e terem sentidos mais aguçados, os bichinhos apenas sentem certas alterações fisiológicas, que podem indicar doenças ou outros tipos de problemas. 

Como é o luto de um animal?

Quando um animal perde um ente querido, o primeiro sinal percebido são mudanças comportamentais, como:

  • Falta de interação social;

  • Fazer as necessidades no local errado;

  • Agressividade;

  • Estresse;

  • Ansiedade;

  • Tristeza repentina;

  • Latir excessivamente;

  • Destruir objetos dentro de casa;

  • Perda de apetite;

  • Fazer movimentos repetitivos, como andar em círculos perto da porta ou do último local em que tiveram contato com o dono.

Em casos de mudanças drásticas de comportamento, é muito importante buscar a ajuda de um médico veterinário, tratando o animalzinho da forma correta para que os seus sentimentos não se transformem em problemas de saúde. 

O processo de luto de um animal pode durar dias, semanas ou meses e é imprescindível ter compreensão, paciência e conhecer o temperamento do pet, uma vez que cada animal tem uma reação diferente.

Formas de ajudar um animal em luto

O luto animal é muito semelhante ao luto humano, e, por isso, a melhor maneira de confortar um bichinho que perdeu um ente querido é dando muita atenção e carinho para ele, exatamente como se consolasse um amigo próximo. 

Neste momento, você pode distrair o animal com coisas que ele gosta, como brincadeiras, petiscos ou passeios. Além disso, não é recomendado alterar a rotina do pet, já que isso pode provocar um desequilíbrio emocional ainda mais grave.

Confira algumas dicas:

  • Deixe o ambiente confortável para o pet: quando o animal sofre a ansiedade pela separação, ele acaba ficando mais estressado e irritado. Portanto, montar um ambiente confortável e acolhedor faz com que o pet consiga descansar e relaxar. Você também pode deixar uma peça de roupa do ente querido junto da caminha do animal, pois assim ele se sentirá mais calmo e relaxado, por ter a 'presença' de seu dono por perto;

  • Faça passeios com o animalzinho: esse hábito é bastante benéfico, tanto para a saúde física, quanto mental do pet. Além de se exercitar, ele passa mais tempo brincando, se divertindo e explorando lugares diferentes ao lado de alguém querido por ele;

  • Enriqueça o ambiente com brinquedos: pelúcias, bolinhas e mordedores são ótimas opções de distração para o pet. Dessa forma, ele pode se distrair com diferentes objetos, gastar sua energia e se manter ocupado.

Os animais de estimação se acostumam à nossa presença, gostam do convívio com a família e criam uma conexão com os seus donos. Esteja sempre atento ao comportamento do bichinho durante a fase de luto, contando com a ajuda dos demais moradores da residência e também com a instalação de câmeras para monitorá-lo em sua ausência. Com essas dicas, o animalzinho irá passar mais tranquilamente pelo luto de um ente querido. 

Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog para ler mais conteúdos como este.