25/04/2022 às 14:13:04

O que é e quando fazer uma homenagem póstuma?

Todo tributo feito após o falecimento de alguém trata-se de uma homenagem póstuma. Neste texto, vamos explicar tudo sobre o assunto.

O que é e quando fazer uma homenagem póstuma?
Homenagem póstuma: o que é?

É uma cerimônia feita para homenagear alguém que faleceu. Essa cerimônia não precisa ser feita apenas durante o velório, podendo acontecer também meses ou anos depois. Além disso, diversas são as formas de homenagear algum parente ou amigo que faleceu, como por exemplo com tatuagens, ações, eventos, documentários e livros.

No entanto, aqui nós vamos te explicar como funcionam as homenagens póstumas antes, durante, ou após, o cerimonial de cremação ou sepultamento.

Como funciona?

A homenagem póstuma pode ser realizada, de maneira super simples, no Cemitério de escolha da família e amigos. Normalmente, há uma sala disponível apenas para esse tipo de homenagem. Nela, os familiares podem selecionar músicas ambiente que relembrem o ente que faleceu, além de terem total liberdade de levar um líder religioso para celebrar a cerimônia. Também é permitido que a família e os amigos expressem seus sentimentos durante a solenidade.

Esses locais contam com recursos audiovisuais, com a transmissão de vídeos, fotos e um texto criado para o momento. Outro atributo importantíssimo é que contam com uma ótima infraestrutura, proporcionando uma experiência sensorial, como por exemplo, com a presença de madeiras e vidros, bufê, paisagismo e essências aromáticas.

Quando fazer?

Geralmente, as homenagens póstumas são realizadas antes do sepultamento ou cremação. No entanto, elas também podem ser feitas em outros momentos.

● Na entrega das cinzas: no caso de cremação, a homenagem pode ser realizada na entrega das cinzas da pessoa falecida, especialmente se a cremação não tiver sido acompanhada de uma cerimônia. Também pode ser feita durante a entrega das cinzas, quando há a cremação após a exumação de alguém que foi sepultado.

● Em datas importantes: datas comemorativas especiais, como aniversários e aniversários de casamento, costumam ser momentos para a realização de uma homenagem póstuma. Isso porque, normalmente, a família e os amigos celebram a memória da pessoa que partiu, além de ser um apoio mútuo entre todos.

Esses são apenas alguns exemplos de momentos em que uma homenagem póstuma pode ser realizada. Porém, não é necessário que se apresente nenhuma justificativa para o ato. Os familiares e amigos podem compartilhar esse momento em qualquer data.

Datas comemorativas importantes são mais difíceis no primeiro ano de luto, já que trata-se da primeira vez que se vivencia tais datas sem a pessoa querida. Independente de qual seja a sua decisão, este momento certamente é muito especial para todos os envolvidos. 

Continue acompanhando nosso blog para estar por dentro de todas as próximas dicas e novidades!