03/03/2022 às 14:16:44

Conheça o significado da missa de sétimo dia

Apesar de ser um costume muito tradicional em nosso país e em nossa cultura, muitas pessoas não sabem a origem e o significado da missa de sétimo dia. Se este é o seu caso, fique tranquilo. Nós vamos te explicar!

Conheça o significado da missa de sétimo dia
Qual a sua origem?

Na bíblia, há algumas passagens que dizem que a guarda do luto tem a duração de uma semana. No entanto, não existe nenhum registro que confirme a origem da missa de sétimo dia.

Outra curiosidade é a de que algumas nações católicas não possuem a prática de celebrar esta missa. Isso confirma que a realização da missa de sétimo dia é uma tradição brasileira, sendo o período colonial do Brasil, a época em que ela se popularizou.

Neste tempo, por conta da extensão do território nacional, algumas pessoas demoravam para conseguirem se deslocar até o funeral de um ente querido, não conseguindo participar nem do ritual, nem do sepultamento. Então, para que os parentes que moravam em locais mais afastados tivessem a oportunidade de chegar a tempo, foi iniciada a prática de esperar sete dias para a realização da missa.

Afinal, o que é a missa de sétimo dia?

A missa de sétimo dia trata-se de um ritual feito por familiares e amigos após sete dias da morte de um ente querido. Celebrada na Igreja Católica, tem como objetivo desejar um bom caminho, paz e salvação para a alma da pessoa que se foi.

É realizada uma oração, encaminhando a alma de quem não está mais presente para o descanso eterno. Além disso, a missa tem a presença de um padre, responsável por conduzir a celebração e por realizar o que é chamado de 'encomendação do corpo”. Também existe o costume em que a família do falecido oferece uma refeição para todos aqueles que estiverem presentes no funeral e na missa.

Outras religiões e o que pensam sobre a tradição

Que a prática da missa de sétimo dia é um costume católico, você já sabe. Mas o que as demais religiões pensam sobre esta tradição? Apesar de ser um rito católico, a missa também é praticada por outras religiões cristãs, como os espíritas. Os protestantes, no entanto, não concordam com a prática, visto que crêem que o destino da alma de um falecido está definido no momento de sua morte.

Como posso solicitar a missa de sétimo dia?

Para realizar uma missa de sétimo dia, basta entrar em contato com a secretaria da Igreja escolhida com antecedência, já que a disponibilidade pode variar de acordo com a programação de cada paróquia.

Durante a missa, o nome do finado é mencionado, para que se saiba que a cerimônia é em memória de alguém. Conforme orientação do Papa Francisco, a cerimônia não possui custo algum. Porém, os familiares da pessoa falecida podem colaborar com uma oferta em dinheiro para a Paróquia que celebrará a missa.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a missa de sétimo dia, é possível se informar diretamente na paróquia de sua escolha, e não deixe de acompanhar nossas próximas matérias para estar por dentro de tudo!