13/12/2018 às 10:43:54

Símbolos natalinos e seus significados


Símbolos natalinos e seus significados

O Natal é uma época do ano capaz de reunir famílias, reatar amizades e trazer a paz. Esta é uma data que traz significados que vão muito além do bom e velho papai noel, são significados mais profundos e que nos fazem refletir o real sentido do natal.

A estrela

Nós costumamos colocar a estrela no topo da árvore de Natal, pois ela simboliza o filho de Deus que é a estrela-guia, caminho e sentido para a humanidade. Na história bíblica, esse símbolo está presente durante o nascimento do menino Jesus, já que os três reis magos foram até o local do nascimento de Jesus guiados por uma estrela.

Os pinheiros

O pinheiro de Natal, que nós colocamos e enfeitamos em nossas casas, representam a esperança e a alegria em cada família. Os pinheiros são as únicas árvores que mantêm suas folhas vivas e verdes mesmo no inverno.

A Coroa de Advento

Nas quatro semanas que antecedem o Natal, uma Coroa de Advento fica exposta em um local de destaque dentro das igreja católicas.

A Coroa de Advento é círculo envolto em ramos verdes que dão o sustento para quatro velas, que podem ser todas vermelhas ou coloridas, estas velas simbolizam a espera pela vinda do Senhor, sendo que os ramos são a eternidade de Deus e cada vela é um voto específico para os fiéis, enquanto a sua luz é a afirmação de que o Evangelho brilha na vida de quem serve a Cristo.

Bolas de Natal

Elas podem ser coloridas e de vários tamanhos, as bolinhas que colocamos em nossa árvore de Natal possuem um significado maior do que apenas enfeitar, as bolas que são colocadas nas pontas dos galhos representam os frutos da vida humana e seus desejos, tais como amor, esperança, perdão e alegria. Os demais e diferentes enfeites também possuem um significado, eles representam os gestos concretos de amor entre irmãos da Terra.

Sinos

O sino era usado principalmente no Natal para a anunciação das festas populares, posteriormente ele ganhou uma adaptação simbólica de que seu badalar informa o nascimento de Jesus Cristo.