01/11/2019 às 15:32:50

Sepultamento ou enterro? Saiba qual a diferença

Apesar de muito comentados, os termos possuem significados diferentes, entenda a diferença entre eles e saiba quando utilizar.

Sepultamento ou enterro? Saiba qual a diferença

Desde o surgimento dos primeiros cemitérios há 6 mil anos antes de Cristo, passaram a existir rituais e mais rituais em homenagem a quem partiu. A atenção e cuidado com o corpo do ente querido apesar de ser algo simbólico, é um momento muito triste para a família, e junto com isto vem a responsabilidade de decidir de que forma acontecerá o sepultamento ou enterro, mas você sabe a diferença entre eles?

O enterro vem justamente do ato de enterrar algo ou alguém, independentemente do lugar, enquanto que o sepultamento significa colocar o falecido dentro de uma sepultura do seu tamanho para que este receba homenagens em seu velório. A sepultura pode ser tanto o caixão quanto a urna cinerária no caso de cremação. 

Atualmente não tem sido muito comum se utilizar o termo enterro, por parecer algo pouco sensível. Já o ato de sepultar significa que houve todo um trabalho profissional de preparação do corpo para o velório, tornando este momento tão doloroso em algo mais acolhedor aos familiares, e com a intenção de manter uma última imagem mais agradável da pessoa que partiu. 

Nos tempos antigos acreditava-se que os rituais realizados fariam com que os entes queridos atingissem a paz eterna, ou que a forma de sepultá-los facilitava para que entrassem em uma espécie de paraíso ou algo semelhante, mas independentemente do motivo, o velório é um momento muito importante de despedida para a família que deseja tudo que há de melhor para seus entes queridos após a morte.