22/09/2020 às 20:41:14

O que fazer com as redes sociais em caso de falecimento?


O que fazer com as redes sociais em caso de falecimento?

Você sabe como proceder sobre as contas sociais de um ente querido? Em tempos tão tecnológicos e conectados, é fundamental preservar também a vida digital de entes queridos, especialmente daqueles que usam ativamente as redes sociais.

Atualmente o Facebook possui uma funcionalidade que permite que você escolha um contato herdeiro, assim você pode eleger algum amigo ou familiar que ficará responsável pela sua conta após o falecimento, mas é necessário que o contato herdeiro seja definido ainda em vida pelo dono da conta. 

Este contato herdeiro poderá escrever uma publicação fixada no seu perfil comunicando sobre a morte e transmitindo informações sobre o velório, ver publicações que estavam configuradas para que somente você visse, decidir quem pode ver e publicar homenagens, excluir publicações de homenagens, remover suas marcações publicadas por outra pessoa, alterar quem pode ver as publicações em que você está marcado, responder a novas solicitações de amizade, atualizar a foto do perfil e a foto da capa, baixar uma cópia do que você compartilhou no Facebook ou solicitar a remoção da conta. Além destas ações é possível transformar o perfil em memorial, como forma de homenagem à pessoa falecida, mas não será possível entrar na conta, ler as mensagens, remover amigos ou fazer novas solicitações de amizade.

Para configurar o seu contato herdeiro é necessário acessar configurações de conta > configurações de transformação em memorial > editar > seu contato herdeiro.

Também é possível solicitar a exclusão da sua conta após o falecimento.

No caso de perfis no Instagram não é possível eleger um contato herdeiro, portanto, é necessário que um amigo ou familiar entre em contato com pela rede social através de um formulário e solicite a exclusão ou transformação da conta em memorial. Todas as demais informações seguirão inalteradas, mas não será mais possível o acesso por nenhuma outra pessoa e o usuário deixará de aparecer na seção “explorar”. É importante enviar junto ao formulário um comprovante de falecimento que será analisado para que então seja feita a exclusão ou transformação em memorial.