05/11/2020 às 14:39:35

O primeiro carro fúnebre de Palmeira


O primeiro carro fúnebre de Palmeira

A foto antiga do acervo pessoal de Luiz Gastão Gumy, retrata uma história muito importante sobre o surgimento de um grupo muito significativo para a cidade de Palmeira: o Grupo Nossa Senhora do Carmo.

A carroça na imagem foi o primeiro carro fúnebre da cidade, implementado ainda na administração do Dr. Alfredo Bertoldo Klas, ex-prefeito que colocou à disposição dos moradores duas carroças para este tipo de transporte. Uma delas branca e puxada por cavalos brancos para o transporte de crianças e mulheres solteiras, e a outra preta puxada por cavalos pretos que transportava idosos, conduzida pelo Sr. Cassemiro Bahia dos Santos. Cassemiro foi o primeiro funcionário público de Palmeira, tendo trabalhado na estação de trem e fazendo fretes com sua carroça em toda a cidade, até ser contratado pela prefeitura para a condução do veículo fúnebre.

O primeiro corpo a ser transportado foi o Sr. Feliciano Baptista no dia 21/10/1954, e o último foi o Sr. Schegesmundo Verbinski no dia 22/04/1972, com caixões confeccionados pela empresa Indústrias Reunidas Emílio Malucelli, em um cortejo que saía da casa do falecido até a Igreja Matriz. O cortejo subia pela Rua Conceição em direção ao cemitério, com uma cruz sendo carregada à frente. Sr. Cassemiro, o condutor da carroça preta, faleceu em 10/07/1975 deixando oito filhos, e em sua homenagem, a família foi até a casa de Força e Luz em busca da antiga carroça na qual ele havia transportado tantos corpos, e seu corpo foi conduzido nela pelo Sr. Francisco dos Santos. Posteriormente seu nome também foi dado como homenagem a uma das ruas do loteamento municipal.

Ainda em 1972, o então prefeito Sr. Daniel Mansani implementou uma Kombi preta comprada na cidade da Lapa, com abertura traseira para transporte fúnebre, atendendo assim também o interior do município. O veículo teve como primeiro corpo transportado o do Sr. Hoger Zanardini (filho de Juvenal Marcondes Zanardini) no dia 29/04/1972. 

Um ano e dois meses depois da implementação da Kombi, foi fundada a funerária Excelsior, pelos Srs. Nivaldo Martins de Oliveira e Irineu Agostinho Voinarovicz, que atualmente é administrada por Tiago Voinarovicz e Jairo Stadler e responde sob nova razão social: Funerária Nossa Senhora do Carmo.

Fundada em 1973, ela é pioneira em atuação no segmento na cidade de Palmeira, tendo expandido sua atuação com outros serviços e empresas que deram origem ao grupo, trazendo crescimento e melhorias à cidade, que agora desfruta de um atendimento completo de planos de luto a capela ecumênica para despedida dos entes queridos.

Atualmente o grupo Nossa Senhora do Carmo é composto por quatro empresas, sendo elas:

  • Funerária Nossa Senhora do Carmo (1973)

  • Plano de Luto APL (1991)

  • Fábrica de Ataúdes Nossa Senhora do Carmo (1999)

  • Central de Luto Nossa Senhora do Carmo (2016)

O compromisso com a excelência e inovação é fator primordial em cada uma delas, contribuindo imensamente com o desenvolvimento de Palmeira ao disponibilizar oportunidades de emprego para as famílias da cidade. Diferenciais estes que tornaram o grupo referência no mercado paranaense. 

Estes fatos históricos foram relembrados pelo Sr. Luiz Gastão Gumy, no grupo do Facebook Amigos de Palmeira!, e ressaltam a importância do Grupo NSCarmo para o desenvolvimento da cidade, além de garantir o conforto das famílias no momento do luto. Agradecemos pela recordação detalhada de parte da história de nossa cidade e pela lembrança da história da Funerária Nossa Senhora do Carmo, que a partir de 1973 iniciou seus serviços funerários em Palmeira, e como foi citado no seu relato, evoluiu ao longo dos tempos com muita dedicação e trabalho, mas sem esquecer do seu ideal principal, sempre com “Respeito Humano”. Em particular, deixamos registrado nossa admiração por seu trabalho realizado sempre com muito carinho, relatando, relembrando e trazendo para as novas gerações fatos e acontecimentos históricos muitas vezes com raros registros.

Irineu Agostinho Voinarovicz

Tiago Voinarovicz Jairo

Altair Stadler

Diretores | Grupo NSCarmo

Fonte: Sr. Luiz Gastão Gumy