15/07/2022 às 19:16:41

Como transformar a conta do Facebook de um ente querido em memorial

Perder uma pessoa querida é um processo delicado, mas lembrar de quem partiu pode envolver muito carinho. Neste artigo, você irá aprender a como transformar a conta do Facebook de alguém que faleceu em um memorial para homenageá-la.

Como transformar a conta do Facebook de um ente querido em memorial
Passo a passo

A função “Memorial” do Facebook foi adicionada em 2019, possibilitando transformar o perfil da pessoa falecida em um arquivo e homenagem. Para facilitar todo o processo, não é preciso ter a senha do proprietário da conta e basta apenas fazer a solicitação na aba “Central de Ajuda” do Facebook. 

Para a solicitação ser feita, você precisa ter o nome completo da pessoa que veio a falecer, data da morte e documentação para comprovar o óbito. Quando o perfil entra em um memorial, a frase “Em memória de” aparece sobre o nome da pessoa e o login da conta fica inativo, mantendo a segurança do perfil, que exibirá apenas postagens antigas. 

Além da opção de Memorial, há ainda uma outra forma de gerenciamento do perfil de alguém falecido: o Contato Herdeiro. No entanto, para esta opção, é necessário que o dono do perfil, ainda em vida, tenha adicionado o seu contato de confiança. Dessa forma, ela fica responsável por aquele perfil automaticamente. 

O Contato Herdeiro não pode entrar na conta da pessoa falecida e nem criar uma nova publicação em nome dessa pessoa. O que ele pode fazer é aceitar ou recusar novas solicitações de amizade e alterar a foto de capa ou perfil. 

Nos casos em que o Contato Herdeiro não foi adicionado, a opção de Memorial é uma ótima homenagem. Confira o passo a passo de como solicitá-la. 

  1. Primeiramente, com o seu aplicativo do Facebook aberto, clique nas três barrinhas no canto inferior direito e então role a tela até encontrar a aba “Ajuda e Suporte” e então “Central de Ajuda”.

  1. No campo de pesquisa, busque por “Memorial”. Clique na opção “Como faço para informar ao Facebook sobre o falecimento de uma pessoa ou sobre uma conta que precisa ser transformada em memorial?”. 

  1. Após aparecer um texto explicativo sobre uma conta em memorial, clique em “entre em contato conosco”. 

  1. Depois, basta preencher o formulário com as informações necessárias, clicar em “Enviar” e aguardar a análise do Facebook. 

Caso deseje, também é possível solicitar a remoção da conta ou do conteúdo da conta da pessoa falecida. Para a remoção da conta, basta acessar este link e preencher as informações necessárias. Já se a sua preferência for remover o conteúdo da conta, acesse este link e siga o passo a passo. 

Compartilhe este conteúdo com quem você gostaria que soubesse dessas dicas e continue acompanhando as próximas novidades em nosso blog.