20/04/2021 às 19:32:25

Como prestar homenagem póstuma a um ente querido

Sempre que pessoas importantes em nossa vida se vão, a vontade de manter a memória viva e homenageá-las surge e este é o objetivo da homenagem póstuma.

Como prestar homenagem póstuma a um ente querido

Esta pode ser uma excelente forma de superar todos os estágios do luto, preservando o amor que você sente por aqueles que partiram. 

Se você pensa em prestar uma homenagem sincera a um ente querido, confira seis dicas para se inspirar:

Torne o velório um momento especial de despedida

As homenagens póstumas têm seu início no momento do velório, por isso nada melhor que preparar um discurso de despedida com palavras de amor e carinho na presença de familiares e amigos próximos do ente querido. Músicas reflexivas e chuvas de pétalas de flores também são uma excelente opção.

Realize uma missa de 7º dia 

Em algumas religiões existe a tradição da chamada missa de 7º dia, que reúne pessoas próximas em espírito de oração pela alma do ente querido, para que ele possa descansar em paz, recebendo todo o carinho de pessoas próximas nesta homenagem.

Reflita e leve flores ao túmulo no Dia de Finados

O Dia de Finados é tradicionalmente uma data para relembrar aqueles que partiram e deixaram saudades em nossa vida, por isso aproveite o momento para refletir, lembrar dos bons momentos vividos e se possível leve flores ao túmulo para demonstrar de maneira ainda mais concreta o amor que sente por quem se foi. 

Finalize projetos que tenham sido iniciados pelo falecido

O falecimento é sempre algo inesperado e que pode interromper planos e desejos dos seus entes queridos, por isso, finalizar projetos, assumir negócios ou dar continuidade a algumas ações de quem partiu, pode ser uma forma de homenageá-lo com algo que o deixaria muito feliz.

Reserve um lugar para ele 

Se você gosta de sentir que a presença de quem foi importante em sua vida continua fazendo parte do seu dia a dia, é possível reservar um lugar seja no sofá da sala ou na mesa de jantar como forma de homenagem, para sempre se lembrar dos bons momentos com quem se foi todas as vezes em que olhar para este cantinho.

Mantenha objetos especiais consigo

Objetos pessoais carregam muitas lembranças de quem partiu, já que na maioria das vezes já os vimos sendo utilizados diversas vezes pelo ente querido, por isso, para homenageá-lo e sentir sua presença mais próxima, mantenha consigo objetos que considera especiais e que resgatem os bons momentos em sua mente. 

Existem ainda inúmeras outras formas de homenagear aqueles que tanto amamos mas não se encontram mais presentes entre nós e sempre é possível criar a sua própria forma de preservar as boas lembranças, por isso se inspire em nossas dicas e encontre uma maneira totalmente sua de manter viva a memória dos seus entes queridos.

Continue acompanhando nossos artigos para estar por dentro de muitas outras dicas e novidades.