17/05/2019 às 16:00:34

A saudade dos brasileiros é mais forte

É verdade que a palavra saudade não existe em outros países? Somos sortudos ou azarados por termos essa palavra em nosso dicionário? Saiba mais.

A saudade dos brasileiros é mais forte

Saudade. Uma palavra que dificilmente pode ser traduzida para outros idiomas. Línguas como inglês, francês e espanhol não conseguem transmitir tudo em apenas uma palavra, são necessárias frases inteiras e que mesmo assim não envolvem tudo que a saudade pode ser para nós brasileiros e outros países de língua portuguesa.

A palavra é uma mistura dos sentimentos de falta, perda, distância e lembranças de algo pelo qual se tem muito amor envolvido, podendo ser uma pessoa, um objeto, um animal ou até mesmo um lugar.

Pela complexidade e tudo que essa palavrinha trouxe, acabou se tornando popular na música e poesia da língua portuguesa. São trechos que só podem ter vindo daquele momento em que a saudade bate.

O poema “Saudade”, pelo grandioso poeta português Fernando Pessoa:

“Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já não me dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou
O que deixou alegria
Só porque foi e voou
E hoje já é outro dia.”

Ou a música “Chega de saudade” por Vinicius de Moraes e Tom Jobim:

“Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia…”

Por fim, a inesquecível “Gostava tanto de você” de Tim Maia:

“Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar…
Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história...”

Todas essas obras reforçam ainda mais o significado dessa palavra para nós. Letras que esbanjam amores e paixões, afinal, sentimos saudade daquilo que amamos. E hoje os brasileiros até comemoram o dia da saudade,

Além disso, o importante é seguir em frente quando a saudade bater. Tire um tempo para ver fotos, vídeos, relembre momentos e converse sobre o assunto, nunca se esqueça do aconteceu mas seja forte o suficiente para seguir em frente. E caso ainda tenha oportunidade, visite as pessoas, os animais e os lugares que lhe fazem falta, que são importantes para você.

A saudade é o que torna pessoas e momentos eternos, mantendo vivo tudo aquilo que fizeram enquanto estavam por perto.