17/10/2018 às 15:19:13

02 de Novembro, dia dos Finados

Um ritual que se tornou tradição entre os brasileiros.

02 de Novembro, dia dos Finados

O dia de Finados teve início à partir do ano 998 DC, criado pelo Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França, ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica. Com isso surgiu um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, o dia de Finados.

O ritual se tornou tradição, e ela consiste na realização de reformas ou reparos em túmulos, entregas de flores, arranjos e o acendimento de velas, com o objetivo de recordar pessoas que já faleceram e principalmente para os católicos, rezar pelas almas.
O ato de acender velas e orar em frente aos túmulos no Dia de Finados, faz parte da cultura do brasileiro, e trata-se do momento onde ficamos diantes de uma oportunidade de refletir sobre a vida e lembrar daqueles que já partiram.

Ainda dentro da tradição da cultura do brasileiro, o oferecimento de coroas de flores, tornou-se um dos símbolos mais importantes da data. Para os primeiros cristãos, a coroa de flores simbolizava o próprio Deus ali presente. A forma geométrica representa o infinito em muitas culturas antigas. Por esse motivo que surgiu o pensamento da coroa de flores como representação, definindo Deus como “Aquele que está em toda parte” e é eterno.

De acordo com o Papa João Paulo II as almas do Purgatório também rezam por nós. E relatou também, a importância de ir ao cemitério e enfeitar os túmulos dos falecidos como sinal de nossa esperança na ressurreição.

A Funerária Nossa Senhora do Carmo contribui com esta data disponibilizando produtos especiais, como coroas e arranjos de flores artificiais, com diversas opções de cores e formatos.

Para saber mais, venha até nós ou ligue (42) 3252-3796