Central de Luto

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado!”
– Roberto Shinyashiki


Nossa história

Desde 1996, a Funerária Nossa Senhora do Carmo administra a Capela Ecumênica de Luto Nossa Senhora de Fátima, em parceria com a Comunidade Nossa Senhora de Fátima. No local, conseguimos atender com qualidade diversas famílias, mas com o passar dos anos, o perfil de velório mudou, demandando mais espaço para comportar as pessoas que desejam prestar sua homenagem aos entes falecidos.

Assim, precisávamos de um espaço bem localizado, próximo ao Cemitério Municipal de Palmeira, onde a maioria dos sepultamentos da cidade acontecia. Em 2009, surgiu a oportunidade perfeita: um terreno na Rua Vicente Machado, exatamente nos fundos do Cemitério Municipal.

Após muitas conversas e uma análise cuidadosa de tudo que nossos associados e clientes desejavam, em 2013, fechamos o projeto arquitetônico. Optamos por um layout térreo, para garantir a acessibilidade de todos, e consideramos questões como a sustentabilidade, aproveitando ao máximo a luz natural e a ventilação dos ambientes, utilizando lâmpadas de LED e coletando a água da chuva por meio de uma cisterna.

E esse foi o início de um grande sonho que se tornou realidade.


A Central de Luto hoje.

Já em funcionamento, a Central de Luto Nossa Senhora do Carmo foi projetada para oferecer aos familiares enlutados um espaço com mais conforto e tranquilidade, minimizando os transtornos por conta da sua perda. Para isso, são disponibilizados dois ambientes contendo sala para velório, sala reservada da família com espaço para descanso, cozinha e banheiro privativos, além de um jardim com espaço para repouso e reflexão.

Além dessas salas, o empreendimento possui um saguão coberto com, aproximadamente, 100 m² livres, com sofás e poltronas para acomodar confortavelmente os participantes dos velórios. Também há uma recepção no local, para dar suporte às famílias, um escritório, para atender os clientes da Funerária Nossa Senhora do Carmo e do Plano de Luto APL, e um espaço onde são comercializados itens como coroas e arranjos, placas e acessórios para túmulos, lembrancinhas de luto, entre outros produtos e serviços.