18/01/2016 às 09:57:29

Concessão de área Em Cemitério



O procedimento para concessão de áreas em cemitérios da cidade e transferência de responsabilidade passou por uma desburocratização organizada e aplicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O novo sistema funciona desde hoje (14) e uma das principais mudanças é que todo o trâmite do processo acontece dentro da secretaria.

De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente, Silmara Cardoso Hipólito, antes os cidadãos que precisavam construir um novo túmulo no cemitério ou transferir uma responsabilidade, tinham que protocolar um processo na Prefeitura Municipal, o que acabava tornando o procedimento moroso, “a partir de agora todo o trâmite acontece na própria Secretaria de Meio Ambiente. Com o pedido em mãos emitimos uma guia que o cidadão vai pagar e retornar aqui, depois disso o processo é liberado”, comentou Hipólito.

A coordenadora garante que com a novidade os munícipes vão economizar muito tempo na hora de realizar os processos. “Para requerer um terreno para construção o processo que levaria em torno de dois dias agora fica pronto na hora, mesma coisa para a transferência de responsabilidade que antigamente demorava até semanas”, concluiu.

A criação de um documento de autorização para realizar sepultamentos também foi uma das mudanças aplicadas pela secretaria nesta quinta-feira. O secretário, Luis Alfredo Slusarz, explica que a secretaria vai emitir autorizações obrigatórias a partir de agora, para evitar a realização de enterros em locais errados. “Os munícipes devem requerer a autorização para abertura de sepulturas e apresentar o documento no cemitério. Esse processo permite que a secretaria tenha um melhor controle das atividades nos cemitérios da cidade, evitando erros e desentendimentos”, comentou o secretário.

As novas regras são válidas para o Cemitério Municipal, que fica na Rua conceição e para o Cemitério Parque, que fica na Rua Santos Dumont. Para outras informações basta ligar na Secretaria de Meio Ambiente: 3909-5035.


Fonte: Prefeitura Municipal de Palmeira
http://www.palmeira.pr.gov.br/sem-categoria/sec-de-meio-ambiente-simplifica-processo-de-concessao-de-areas-em-cemiterios